Notícias


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 30
Fissuras, trincas, rachaduras ou fendas nas paredes do condomínio servem de alerta para o síndico


Deprecated: Function utf8_decode() is deprecated in /home2/equipeacessocom/public_html/adm/noticia.php on line 31

Sinais da estrutura: Saiba como identificar e analisar ocorrências no seu condomínio

Manutenção é um tema primordial em condomínio. Sabe-se que para cada real investido em manutenção preventiva, mais de dois reais são economizados. Ou seja: é sempre um bom negócio prevenir.

Além do lado financeiro, apostar em manutenção preventiva  evita que um descuido se torne uma catástrofe.

Um sinal de alerta é quando a fissura começa a se expandir. Pode também mudar de cor, ou minar água. Nesses casos, o tempo de procurar um perito é curto. Quanto mais houver demora na busca de um reparo, mais caro este será.

O aconselhável, para evitar que as fissuras se expandam demasiadamente e atinjam a parte estrutural da edificação, é que a cada dois anos seja feita uma inspeção completa, com um perito no assunto, para construções de até 15 anos. Após esse período, a inspeção pode ser anual, para haver um acompanhamento mais próximo das estruturas.

O ideal é que haja um acompanhamento mensal por parte do zelador dessas fissuras.

Se a abertura crescer ou se mudar de cor, ou ainda se estiver minando água, é muito importante procurar um especialista.

Veja abaixo algumas dicas importantes:

- Para acompanhar a evolução de uma trinca, faça uma marca de lápis grosso em cada extremidade da abertura.
- Verifique se as trincas se encontram em elementos estruturais: lajes, vigas, pilares.
- Quando a largura da abertura é acima de 0,5 mm, o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo) recomenda que se recorra a um engenheiro, arquiteto ou perito habilitado e qualificado.
- O perito chamado deve ser independente: não peça a ele, nem aceite, sugestões de empresas para realizar as obras. Assim, ele identificará o que deve ser feito, prestando uma informação confiável, sem comprometimentos comerciais.
- Um tratamento inadequado poderá ocultar problemas maiores que aparecerão no futuro. Neste caso também, sai mais barato consultar um engenheiro especializado, ou arquiteto, que apresentará uma solução técnica correta, do que arriscar tratamentos paliativos.
- As principais consequências do incorreto tratamento de infiltrações são os danos causados à armação do concreto, cujo reparo é caro e requer conhecimentos técnicos especializados.

Como reformas em unidades podem ocasionalmente comprometer a estrutura do prédio, o síndico deve ser informado, nos moldes da NBR 16.280, sobre a benfeitoria.

Fonte: Sindiconet